Seleção do ano, seleção dos gringos, revelações; os melhores de 2015

Os melhores jogadores do Brasileirão 2015, a seleção dos gringos, a seleção dos pequenos, a seleção das revelações e os melhores das Séries B, C e D.



Enfim, o Brasileirão acabou, 2015 já se vai e vamos encerrar o ano com um saldo de tudo que a aconteceu nesta temporada através não apenas de uma única seleção do ano ou premiações, mas vale montar a seleção dos gringos, a seleção de revelações com menos de 25 anos, a seleção de jogadores de times de menor expressão e a seleção de pechinchas das Séries B, C e D.



Para começar a lista, o time do ano, não muito diferente do que o Craque do Brasileirão e a Bola de Prata da Placar apresentaram, mas é claro que temos algumas preferências. É um time que tem o Timão, o Galo e o Tricolor Gaúcho como base, agregado aos gols de Ricardo Oliveira é claro, afinal ele, o meio de campo do Corinthians e Tite são unanimidades, e só o restante deixa margem para dúvidas.

SELEÇÃO DO ANO DA SÉRIE A:
G Marcio Grohe, Grêmio
LD Rafael Galhardo, Grêmio
ZD Jemerson, Atlético-MG
ZE Gil, Corinthians
LE Douglas Santos, Atlético-MG
VD Elias, Corinthians
VE Rafael Carioca, Atlético-MG
MD Renato Augusto, Corinthians
ME Jadson, Corinthians
AD Ricardo Oliveira, Santos
AE Luan, Grêmio
Técnico: Tite



Na seleção de revelações, colocamos como critério inicial o fato de não ter despontado em 2014, ou seja, Gabigol e Luan, do Grêmio, já foram revelações em 2014, por isso não entram agora. Outra questão é a idade. Consideramos que 23 e 24 anos ainda é fase de amadurecimento, então compensa escalar um time Sub-25, pois há jogadores que só foram se destacar agora, acima da chamada "idade olímpica" .

SELEÇÃO DAS REVELAÇÕES SUB-25:
SUB-25
G Alisson 22
LD Dener Assunção 24
ZD Jemerson 22
ZE Pablo 23 Ponte Preta LE Douglas Santos 21
VD Rodrigo Dourado 20
VE Renan 18 Avaí
MD Gustavo Scarpa 21
ME Régis 22
AD Clayton 20 Figueirense
AE Gabriel Jesus 18 Palmeiras
Técnico: Roger Machado, Grêmio



Alguns nomes até já fecharam com clubes de maior expressão e torcida. Mas não dá para deixar de colocar no ponto mais alto um time com os melhores entre os clubes de menor expressão na Série A, por todo sacrifício que nós sabemos que esses clubes passam para se manter e o suor que eles empenham para manter uma boa gestão. Por isso, fica aqui nossos parabéns a estes clubes considerados menores.

SELEÇÃO DO TIMES MENORES:
G Marcelo Lomba Ponte Preta
LD Apodi Chapecoense
ZD Marquinhos Figueirense
ZE Pablo Ponte Preta
LE Renê Sport
VD Otávio Atletico-PR
VE Wendel Sport
MD Diego Souza Sport
AD Henrique Almeida Coritiba
CV André Sport
Técnico: Eduardo Baptista, Sport/Fluminense

Essa seleção de gringos é meio remendada. Ela é dividida em uma parte de atletas que se destacaram mesmo e outra mais ou menos, e estão aí mais para completar time. Martín Silva, Erazo, Vilches, Dátolo e Lucas Pratto mandaram bem. Matías Rodríguez (que mal ficou no Grêmio), Cereceda e Canteros vieram mais para completar posições. E Cárdenas, D'Ale e Arrascaeta viveram irregularidades que não fazem jus ao potencial de cada um. E no banco, menção honrosa a Juan Carlos Osorio, que tirou leite de pedra no São Paulo, após tantas sacanagens da diretoria.



SELEÇÃO DO GRINGOS:
G Martín Silva URU
LD Matías Rodríguez ARG
ZD Erazo EQU ZE Christián Vilches CHL
LE Cereceda CHL VD Canteros ARG
VE Cárdenas COL
MD Dátolo ARG
ME D'Alessandro ARG AD Lucas Pratto ARG
AE De Arrascaeta URU
Técnico: Juan Carlos Osorio



Talvez sejam aqueles "jogadores de times pequenos". No entanto, eles se prosperaram e foram peças fundamentais em seus times durante a temporada 2015. Por isso, vale até uma atenção especial dos clubes que estão endividados ou que preferem arriscar apenas em contratações pontuais ou peças de reposição, até por que vocês vão ver que pela idade (selecionamos apenas jogadores com menos de 29 anos), estes atletas ainda tem tempo para evoluir. E como não podia ser diferente, alguns já negociam (ou já fecharam) com clubes maiores...

SELEÇÃO DAS SÉRIES B, C E D:
G Naylson, Série D, 28 anos, River-PI
LD Samuel Santos, Série D, 25 anos, Botafogo-SP
ZD Sidimar, Série C, 23 anos, Tupi-MG
ZE Sílvio Freitas, Série C, 25 anos, Londrina-PR
LE Diego Renan, Série B, 25 anos, Vitória-BA
VD Wellington Cézar, Série B, 22 anos, Santa Cruz
VE João Ananias, Série B, 24 anos, Náutico
MD Rhayner, Série B, 25 anos, Vitória
ME João Paulo, Série B, 24 anos, Santa Cruz
AD Francis, Série D, 25 anos, Botafogo-SP
AE Guilherme Queiróz, Série C, 25 anos, Portuguesa


(Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)